app store optimization
APP modalmais
Aplicativo para abertura de conta e movimentação bancária.
descrição
Projeto desenvolvido no Banco Modal (XP Investimentos) e publicado nas lojas mobile Google Play e App Store. Ocupei o cargo de Coordenadora de Produtos Digitais e SEO na empresa de maio de 2023 a fevereiro de 2024, e supervisionei diretamente o projeto que envolvia profissionais de redação, designer, marketing, empresas terceiras e tecnologia.
Objetivos
- Posicionar estrategicamente o aplicativo nas lojas Google Play e App Store.
- Padronizar a comunicação para o novo modelo de negócios do banco
- Aumentar o volume de novos clientes e aberturas de contas.
- Divulgar principais campanhas de Marketing da empresa, em parceria com área de mídias.
ações implementadas
- Supervisei a implementação de estratégias de SEO para aplicativos (ASO), resultando em melhor posicionamento nas lojas de aplicativos e maior visibilidade do modalmais.
- Alinhei a comunicação visual e textual para refletir a nova proposta de valor do banco, garantindo consistência e clareza na experiência do usuário.
- Integrei o aplicativo às campanhas de marketing, aumentando o engajamento e contribuindo para a meta de conversão de contas.
resultados
- Manutenção da nota do aplicativo nas lojas Google Play e App Store, garantindo a satisfação e uma experiência de usuário consistente
- Melhor posicionamento do aplicativo nas buscas orgânicas das lojas mobile, aplicando técnicas de ASO (App Store Optimization) e estratégias de palavras-chave alinhadas com a nova proposta de valor.a manutenção da nota do aplicativo nas lojas Google Play e App Store, garantindo a satisfação e uma experiência de usuário consistente
- Maior visibilidade das campanhas de marketing integrando anúncios no aplicativo, reforçando a conexão entre ações promocionais e a jornada do cliente.
principais aprendizados
Durante minha experiência com o desenvolvimento do App ModalMais, adquiri aprendizados valiosos que contribuíram para o meu crescimento profissional. Compreendi profundamente a importância de manter uma comunicação padronizada e consistente, essencial para fortalecer a identidade de marca e construir a confiança do usuário, especialmente em cenários de mudança de modelo de negócios.
Além disso, reforcei meu conhecimento estratégico sobre a integração de SEO e ASO, maximizando a visibilidade e o desempenho de aplicativos em lojas mobile. Também aprendi sobre o impacto positivo da conexão entre campanhas de marketing multicanal e funcionalidades internas do aplicativo, o que pode impulsionar tanto a conversão quanto a retenção de clientes.
dados
Os números apresentados foram extraídos do Google Search Console, Google Analytics, Semrush e Ahrefs durante o período de atuação na empresa (maio de 2023 a fevereiro de 2024).